grafotécnica
A grafoscopia dentro da grafodocumentoscopia
Explicação da grafoscopia
A grafoscopia dentro da grafodocumentoscopia
A escrita é função eminentemente da zona cerebral-central.
Entre as diferentes áreas que abordam as implicações de escrever no campo criminológico judicial, podemos distinguir:
  • Grafistica: Conjunto dos conhecimentos relacionados com a escrita e os elementos envolvidos nele, considerando que estes a partir do ponto de vista da investigação criminal ou judicial.
  • Grafotécnica: Conjunto de estudos, normas e técnicas, incluindo escritos de contrafacção e alteração fraudulenta da mesma pesquisa.
  • Grafocrítica: Crítica dos grafismos a partir do ponto de vista de sua autenticidade.
  • Parte do grafotécnica que lida com a determinação da autenticidade do grafismo.
  • Grafologia: Ciência que estuda a dimensão psicológica do indivíduo através da projeção das grafias.
  • CONCEITO DE ESCRITA:
    Explicação da grafoscopia
    CONCEITO DE ESCRITA:
    1.DO CONCEITO DE “GRAMMA” OU “TRAÇO”
    “Gramma ou traço é o registro resultante da execução de um gesto gráfico realizado sem mudanças bruscas de sentido.”
    NOTA: O traço ou gramma é considerado a unidade gráfica.
    2.DO CONCEITO DE “PONTO”
    "Ponto é a menor e minúscula gramma”
    3. DO CONCEITO DE “TRAÇADO”
    “O traçado é um conjunto de grammas, de pontos e traços, formadores de um escrito ou assinatura, rubrica ,visto, ou outra denominação.”
    Pode-se então definir que o Gesto Gráfico é expressão de uma personalidade no tempo e no espaço, assim o Traço (unidade gráfica como denominamos = gramma) acha-se em correspondência, de um lado com as variedades de constituição do sistema nervoso e de outros com as modificações momentâneas desse mesmo sistema, ligados aos fenômenos psíquicos, dos quais respondem uns a outros.
    Cada pessoa possuiu uma forma gráfica dominante e que sua personalidade se agita ao se estabelecerem os vários ritmos gráficos (fluidez dos movimentos).
    Não convém esquecer que o Gesto Gráfico é o mais fino dos Gestos, da mesma forma que o mecanismo muscular e nervoso é o mais complexo de todo nosso organismo.
    O Gesto Gráfico de que nós nos servimos torna-se assim, um elemento identificador, da mesma forma que o é as nossas cristas epidérmicas - as linhas digitais de nossos dedos.
    Da mesma forma que nossas cristas epidérmicas - as linhas digitais de nossos dedos e um elemento identificador, o Gesto Gráfico se torna o material perfeito para analisar e autênticar a grafia.
    Podemos então definir a Grafoscopia tem por princípio determinar a autenticidade ou falsidade de uma escrita ou assinatura, e, se, falso, determinar o seu autor.